segunda-feira, maio 07, 2007

DICA CULTURAL SINCERA: CUIDADO COM EVENTOS MUNICIPAIS!

Tenham cuidado com eventos culturais promovidos por prefeituras. Existem sádicos incuráveis por trás deles. São eles que inventam aqueles espetáculos de dança com interpretações “lúdico-estéticas” da pororoca ou coisas do tipo. Este fim de semana teve um ótimo exemplo do perigo que eles representam. Foi a “Virada Cultural”, maratona de 24 horas com mais de 300 atrações espalhadas pela cidade de São Paulo, de Alceu Valença a bandas punk - é, eu sei, é mais ou menos como misturar uísque com vodka.

Teve de tudo: dança, teatro, exposições, etc. Supostamente, a idéia era incentivar o consumo de cultura pelo povo. Em um dos locais, exibiram o filme “Nosferatu”. Legal: nada mais popular do que cinema expressionista alemão! Tive a oportunidade de ver um ou outro show interessante, mas sabia que para cada espetáculo válido haveria 10 exibições de engolidores de fogo. Prefiro engolir cicuta a ver isso.

Na boa? Seria mais correto seria distribuir “bulas” explicativas para as pessoas. Algo que explicasse os riscos que cada um corria: “Este evento terá um show da Zélia Duncan. Pessoas com tendências suicidas devem evitar o local.”

Eventos como esse são férteis em apresentações daqueles artistas que sobrevivem graças às brechas das secretarias culturais, como 95% dos dramaturgos “alternativos”. É, também, a melhor chance de aparecer para aquelas bandas desconhecidas que a seleção natural se esforça em manter longe da mídia. Eu fui ver um show em uma praça perto de casa. A banda parecia uma colisão entre o Jota Quest e o Capital Inicial. O show era de graça. Mas se eu ficasse dez minutos vendo aquilo EU é quem pediria cachê.

A imprensa deu grande destaque ao “agito cultural”. E a população deu a sua contribuição: o show dos Racionais acabou em tumulto e quebra-quebra, com direito a carro queimado e 5 pessoas feridas. Tudo bem agitado, pelo jeito.

Enfim, aquela frase “De graça, até injeção na testa” não faz sentido para mim.

Marcadores:

12 Comments:

Blogger Lingerie em Casa said...

Não teve show da preta Gil?

segunda-feira, maio 07, 2007  
Blogger Kaka da Motta said...

praça da Sé+drogas+rap violento= tumulto e grande estrago....

segunda-feira, maio 07, 2007  
Blogger Bruno Ferrari said...

eu fui num casamento ultra-mega-chique-fresco no Mosteiro de São Bento. Na saída da igreja, com todos aqueles carros importados e gente andando com onça morta no pescoço. Os ricos, amedrontados, querendo ir embora, e a platéia, que caminhava em direção à Praça da Sé, aterrorizando a turma que se dirigia ao Fasano, local da festa.

segunda-feira, maio 07, 2007  
Blogger PollyQueiroz said...

Walter, gostei muito do seu blog!
você é daquelas pessoas que não tem medo de expressar o que pensa, e além disso, sabe expressar!
te linkei pra não esquecer o endereço e sempre dar uma passadinha aqui...se quiser me linkar, fique à vontade!

Eu gostei também do texto sobre a dupla xaroposa (como diz meu professor de geografia).


Uma coisa que me lembrei lendo os dois textos foi um show que teve há uns anos atrás aqui em Recife de Sandy e Junior patrocinado pela prefeitura e com o total apoio do prefeito João Paulo(PT).Além de ter sido de graça, nem cultura direito é, é apenas produto de massa.Me lembra então a política (fatídica)"Pão e Circo"...
Onde iremos parar, Sr.Carrilho?

Ass:uma garota de 17 anos.

segunda-feira, maio 07, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A parte do Mano Brown falando em "manês" ("A festa acabô, genti! Agora a festa acabô!") e as cadeiras voando foram uma bela cena de humor involuntário! Ri muito. :D

Putz, eu aqui rindo de desgraça...

segunda-feira, maio 07, 2007  
Blogger @David_Nobrega said...

É meu velho...dessa vez consegui manobrr dona Genésia para desistir da idéia de assistir aos "shows"...

segunda-feira, maio 07, 2007  
Blogger Ricardo Rayol said...

Meu amigo, só faltaram as perfomáticas Bruna Putistinha e VaidarNessa Oliveira para completar o show cultural. Soube que eram os racionais e convidados. Convidaram o PCC????

segunda-feira, maio 07, 2007  
Blogger Serjão said...

Os mano...as briga... (rs)
Cara, show 0800 ? Tô fora. Não tenho mais idade para isso. mas apesar dos pesares sabe que eu achei a idéia legal. Tenho uma experiência muito legal de um lugar bem parecido com essa. Vc sabe se foi inspirado em algum lugar? Me conta se souber.
Abs
Ps: Linka a Poliana, linka (rsss)

segunda-feira, maio 07, 2007  
Blogger Daniel F. Silva said...

Nada surpreendente para um grupo que tem como fã maior o pai do Supla.

terça-feira, maio 08, 2007  
Blogger Fábio Mayer said...

Breve, nas próximas edições da Virada Cultural:

Junior (o irmão da Sandi)!
Alemão (aquele que, acho, um dia, não sei exatamente, mas acho que sim, participou da Casa dos Artistas do SBT)!
Alan (o ex namorado da Graziela, ops, Graziane, ops, não lembro o nome dela, que foi eliminado na primeira volta de um realiti show, acho que foi o Aprendiz com o Roberto Justus)!
To nem aí, to nem aí!!! Com aquela cantora cujo nome não lembro, mas é gostosa pra caramba!
Baba Cósmica Revival!!!!
Preta Gilda, a filha do ex-ministro ex-apresentadora de TV, ex-modelo, ex cacho do Reinaldo Gianechini!
Marcos Mion e um sensacional programa de bandas Cover com explicações animadas de clipes. Ex apresentador da PlayTV!

Patrocínio: Secretaria da Cultura!

terça-feira, maio 08, 2007  
Anonymous Anônimo said...

ahhhhhhhhhhhh
cuidado ao se mencionar o grupo JOTA QUEST, heim!
eu quebro o pau com vc, Walter Carrilho. kkkkkkkkkkkkkkkk

quarta-feira, maio 09, 2007  
Blogger Blog do Beagle said...

Walter, no papel a idéia foi ótima, fale a verdade. Bjkª. Elza

quinta-feira, maio 10, 2007  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home