sexta-feira, abril 03, 2009

DEUS LANÇOU UM LIVRO

As divindades gregas viviam sacaneando os mortais. Imagino que Chico Buarque também esteja se divertido bastante, já que ele é deus. Só mesmo uma divindade com muito espírito de humor se dá o trabalho de lançar um livro em um país de analfabetos.

Que fique claro: Chico é mesmo um grande escritor (sim, Juquinha, estou falando sério). Estorvo é um livro bem interessante. Mas por que Chico se dá o trabalho de escrever romances com começo, meio e fim? Bastaria ele transcrever meia dúzia de arrotos e o sucesso de vendas já estaria garantido.

A diversão de Chico deve ser observar os críticos se desdobrando para falar de suas obras literárias. Tem crítico dizendo que o novo livro traz influências de Machado de Assis. Não duvido. Mas a maioria dos críticos arranja sempre um jeito de meter machadão em tudo, senão perde o bônus no final do ano. De qualquer forma, eles não poderiam falar mal do livro. Como todo deus, Chico tem uma Al-Qaeda para queimar os hereges que ousam criticá-lo.

Saber ler no Brasil é uma extravagância. Escrever, então, nem se fala. É por isso que tanta gente insiste em escrever livros. Caetano já tentou, mas com resultados no mínimo engraçados (entenda o que eu quero dizer aqui... aqui... e aqui também). Chico devia relaxar, comer umas tietes e dar um tempo na literatura. Deus descansou depois de seis dias de trabalho, lembram? Chico já está há mais de décadas escrevendo. Deve ser Prozac, não sei.

Escrever livros é complicado demais. Chico poderia tentar outra coisa. Pintar quadros abstratos, quem sabe? Não precisa saber pintar. Se ele derrubasse um balde de tinta em uma tela já provocaria um baita alvoroço na imprensa. Se os artistas plásticos pregam moscas na parede e chamam de arte, por que Chico não pode brincar também? Relaxa, Chico!

Marcadores:

13 Comments:

Anonymous rattus said...

brincar com deus é perigoso, vai chamar atenção da liga da senhoras de santana, Walter!

sexta-feira, abril 03, 2009  
Anonymous flavinha said...

Pq todo cantor se mete a ser escritor? Ele tá querendo ganhart o nobel???

sexta-feira, abril 03, 2009  
Blogger Djork4ev said...

Talvez Chico pensou que Caetano já havia acabado de vez com a literatura e tentou soltar algo para reerguê-la. Parabéns pelo texto Walter.

sexta-feira, abril 03, 2009  
Blogger Serjão said...

cara, o chico eh bom escrevendo mesmo? Se vc diz eu vou acreditar. Pq estou escolado. Sempre que uns dos monstros sagrados da midia ( e o chico eh um deles) faz qualquer coisa eh logo endeusado.
abs

sábado, abril 04, 2009  
Blogger Bruno said...

Chico não come mais a tietes. Ele já não é mais aquele, do tempo da dita-dura.

Abs e valeu pela divulgação da campanha Free Dado, sucesso só comparável à Mundo Canibal.

sábado, abril 04, 2009  
Blogger Jonathan Flexa said...

Sou fã das músicas Chico. Meu era e eu sou ainda. Sei que ele é irmão do escritor de dicionários AURÉLIO, mas nunca li um livro dele. Qual você recomenda? Também me agrada Machado.

sábado, abril 04, 2009  
Blogger Nalyanne said...

Olá de novo. :)

Também voto pela arte. :D
Texto legal, e li também as matérias sobre o pobre Caetano... Talvez a obra seja boa, mas estamos no Brasil! Não no Estados Unidos. Ainda não li o livro, mas eu tenho em mente o quão é difícil escrever um, talvez ele possa extravazar escrevendo fanfics (Não sei se conhece), seria mais cabível. E não sei como está vivo depois de ter Verdade Tropical. Mas o texto está muito bom e eu gostei. :)

Beijocas Ô/


Fanfic: http://cid-f194f8ad16af86c8.spaces.live.com/blog/

domingo, abril 05, 2009  
Blogger Walter Carrilho said...

Jonathan: experimente ler "Estorvo". É o melhor. Sério mesmo.

segunda-feira, abril 06, 2009  
Anonymous Nanda said...

Lembrei-me agora das dançarinas do tcham que fazem sucesso com suas reboladas e dai ja querem ser apresentadoras de Tv..rsrs

Vc acha que um país onde a leitura fosse prioridade e a escrita bem feita, coisas como Latino, Kelly Key, iam fazer sucesso?

parabéns pelo blog! cheguei aqui por outros blogs e fiquei...

segunda-feira, abril 06, 2009  
Blogger Hugo Serelo said...

Chico Buarque? Me acordem quando o Tom Zé lançar um livro também.

terça-feira, abril 07, 2009  
Blogger Ricardo Rayol said...

até tu, walter?

quinta-feira, abril 09, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Tu tá falando sério? Esse deus aí não é o que "foi dar em Budapeste"?

segunda-feira, abril 13, 2009  
Anonymous Daniel Brazil said...

Estorvo, o melhor? Olha, falando sério, Chico é um escritor esforçado, nunca brilhante. Creio que Budapeste é o melhor resolvido, mas muito aquém do brilho de suas canções.
Compositor absolutamente genial. Escritor apenas correto.

quinta-feira, abril 16, 2009  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home