sexta-feira, agosto 06, 2010

O FRIO NOS DEIXA MAIS IDIOTAS?

Os nativos estão inquietos. Nevou lá nas terras do sul. Tem gente animada, achando que a civilização finalmente chegou por aqui. Como se sabe, a neve é o primeiro pré-requisito para um país ser desenvolvido. Renda per capita deve ser algo irrelevante, vai saber.

O povo que comemora a chegada da neve mostra aquele provincianismo babão que nos é peculiar. Mas não estamos sozinhos, os gringos que vêm para cá também não deixam por menos. Basta ver aqueles alemães branquelos que tiram fotos de baianas de acarajé e de mendigos. “Olha, Hans, eles usam chinelos!”

O pessoal do sul sempre achou que vivia numa espécie de Europa brasileira. Afinal, eles têm casas com telhadinho inclinado. Só que para o sul virar uma Europa faltam experiências realmente transformadoras, como “Invasão pelos Mouros” e “Napoleão”. E precisam trocar a Adriana Calcanhoto por um novo Shakespeare. Neve é adereço, tapuias.

Mas não são apenas os sulistas que se animam com o frio. Paulistas também ficam insuportáveis no inverno. Desfilam com seus cachecóis, casaquinhos mofados e cara de cu, achando quem estão em Nova Iorque. Pior: misturam as estações. Para todo lugar que eu olho tem uma garota metida a fashion com aqueles ridículos óculos escuros gigantes – em dia nublado! No dicionário ilustrado elas devem acompanhar o verbete “frescura”.

Somos assim mesmo, nos orgulhamos de coisas inúteis, como títulos de copa, tamanho de nossos rios, etc. E agora neve. Só me acordem quando a renda per capita for de 30 mil dólares, pode ser?

Marcadores:

13 Comments:

Blogger Unknown said...

Muito de mau gosto esse seu texto. Uma coisa é não achar motivos parar elogiar seu país, a outra é fazer questão de procurar defeitos aonde eles não existem e criticar qualquer coisa por qualquer motivo.

sexta-feira, agosto 06, 2010  
Blogger Walter Carrilho said...

aca.andre: meu caro, se vc não consegue enxergar defeitos no Brasil, só posso dizer uma coisa - visite seu oftalmologista.

sexta-feira, agosto 06, 2010  
Anonymous Guilherme said...

Cara, moro em Porto Alegre e não vejo nada de errado com seu texto, talvez o aca.andre deva examinar os olhos mesmo.

Foi mal cara, mas neve realmente não é motivo pra elogiar o país.

Mas essa é só minha opinião. hahaha

sexta-feira, agosto 06, 2010  
Anonymous Vlad said...

hauhauhauah, ate no nordeste onde o clima anda bem ameno, Leia-se: não ta um inferno de calor, o povo anda desfilando como se tivesse em gramado.

sexta-feira, agosto 06, 2010  
Anonymous Joker said...

Walter, sempre leio seus textos no Mundo Canibal. E devo parabenizar pelas observações bem fundamentadas e o ponto de vista crítico de foco.
Sim, em relação a questão do inverno no Brasil (ou Inferno), quando "faz" frio, as pessoas em geral, já começam com aquele provincianismo retardado, achando que o país está "melhor". Em que? Só se for melhor em analfabetismo e crime organizado.

sábado, agosto 07, 2010  
Blogger Walter Carrilho said...

Guilherme: É bom conhecer um gaúcho consciente! Neve é um acidente climático e só.

Vlad: Brasileiro adora pose. Neve é um sonh para alguns.

Joker: obrigado pelos elogios. O Brasil é primeiro em muitas coisas. Geralmente nos quesitos errados...

domingo, agosto 08, 2010  
Blogger reinaldo said...

Olá Walter, leio seus textos já há algum tempo e gostei da grande maioria deles, mas você já teve textos melhores.Sei que seu blog é sobre jornalismo boçal e que você não ganha nada escrevendo nele como anteriormente dito. Agora me desculpe, criticar algo por nada é falta de foco, assunto, é querer mudar de jornalismo boçal para um TROLL. Moro no Sul do país, mais precisamente no Paraná e na minha "terra"não nevou, ninguém aqui acha que aqui é a Europa brasileira,algumas casas tem arquiteturas coloniais por causa da imigração/colonos.Pessoas ridículas querendo se aparecer c/ óculos em dias nublados tem em todo país. Se nao tem o que escrever fique alguns dias sem postar como já fez e se o que vc ganha não chega a 30 mil U$ é realmente uma pena.. abraços

terça-feira, agosto 10, 2010  
Blogger Nimloth Undomiel said...

Hey, a neve melhorou o país sim - se você não odeia o clima 40o., bem, eu odeio! Prefiro frio!
Agora, falndo sério: Walter, já reparou que desde que apareceu por aqui aquele pai de emo revoltado, todo texto seu ganha agora um comentário estraga-prazer? Do tipo "aaiinn, não gostei desse brógui, Walter Carrilho, você é um infeliz que não gosta do que eu gosto!"?
É isso aí titio Walter, você está atingindo o topo da escrotidão internética! Continue assim!

terça-feira, agosto 10, 2010  
Blogger Tuna Fusion said...

Parece que o brasileiro só gosta de ver neve porque assim pode deixar de gastar numa viagem ao exterior numa temporada de inverno. Economiza pra comprar entradas pro carnaval, sei lá. Mas a verdade é que conheço poucas pessoas que realmente apreciam o frio, com ou sem neve. Eu gosto de verdade e lamento que tenhamos cada vez menos dias frios por ano.

terça-feira, agosto 10, 2010  
Blogger Walter Carrilho said...

reinaldo:
-Sim, não ganho nada com o blog. Só me divirto. Ganho bem em outras atividades. E o quanto eu ganho não tem nada a ver com o que eu escrevo no blog. Os posts pioram de acordo com o meu saco ou tempo
-Não quis ofender o pessoal do sul. A babaquice está em todo lugar. Se nevasse aqui em Sp seria pior. Mas, confesso, o que já ouvi de comentário arrogante de sulista encheria um caminhão, meu caro. É triste, mas verdadeiro. Não leve para o lado pessoal. Sou paulista e adoro as piadas que fazem conosco. Experimente, a vida fica mais leve.
-Eu fico vários dias sem postar. Mas a boçalidade é um compromisso. Troll pra mim é marca de velotrol - tenho 40 anos, saca?
abs

terça-feira, agosto 10, 2010  
Anonymous Giovani Mrozkowski said...

Sou do sul e te apóio. Tá assim de neguinho que só acha que no dos outros é refresco. Quando é no deles... unhéééé!!! Abraço Tio Walter!

quarta-feira, agosto 18, 2010  
Blogger rayssa gon said...

nem me fala. tbm não suporto aquele pessoal que adora o verão. gente que fica das 10 da manha às 4 da tarde exposto ao sol pra ficar com uma "cor legal", cancer e envelhecimento precoce.

tudo farinha do mesmo saco.

sexta-feira, agosto 20, 2010  
Anonymous josue mendonca said...

muito bom! um dos melhores posts que li esse ano!

sábado, setembro 04, 2010  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home