sexta-feira, janeiro 21, 2011

NINGUÉM QUER SER A AMY WINEHOUSE

Céus, como eu gostaria que houvesse mais cantoras como a Amy Winehouse no Brasil. Não sou fanzoca dela, o show dela por aqui foi tosco e já deu no saco ver notícias sobre suas overdoses e brigas. Mas Amy canta um bocadinho. E tem uma coisa que 99% das cantoras brasileiras perderam: alma.

No Brasil não temos muito dessa mistura de talento e personalidade. Ou a cantora é só barraqueira, tipo a Preta Gil, que só ganha manchete pelas presepadas que faz (alguém ai lembra UMA música boa dela???) ou é aquela coisa sem graça, no estilo “blim-blom” da Adriana Calcanhoto (“Cores de Almodovar/ cores de Frida Kahlo” é, sem dúvida, um dos versos mais pedantes de TODA a história da música).

Quando Amy canta sobre namoros desfeitos e rehabs, está falando de algo que faz parte de sua vida. Isso já é um bom começo. É o que eu espero de uma artista. Por aqui, temos que aturar essas magrelas que misturam favela, iemanjá e Mico Leão Dourado sem nunca ter saído da Tijuca. Não rola.
No meu jardim nasce uma cantora “revelação” da MPB por dia. Metade delas regrava Noel Rosa. A outra ataca de Cartola. Ou Ney Matogrosso, algo assim. O que até seria muito bom, se TODAS as regravações não fossem iguais, ocas e sem alma. Todas respeitam os cânones e seguem o manual. Ninguém se arrisca, ninguém se expõe.

Sim, vocês vão dizer que há exceções. Eu sei que tem. E para cada uma dessas exceções temos dezenas de sub-clones de Marisa Monte. Gente que quer redescobrir as raízes do Brasil. Raiz pra mim é mandioca. Que tal plantar algo novo em vez de sugar o mesmo bagaço?

Todas sonham em ter a voz da Elis Regina. Mas ninguém assume ter uma vida real como Elis fazia - e ela tinha uma vida mutcho loca. Ela se mostrava em cada verso, em cada show. Enfim, era como você e eu: era gente de verdade.
Não que cantora precise morrer de overdose para ser boa. Mas, sério, não dá no saco essas “Sandys” que pedem licença até pra peidar? Essas cantoras que parecem fazer da vida de cantora um trabalho burocrático?
Amy não é o último brigadeiro do prato. Ela não faz absolutamente nada de novo. Apenas chupinha o estilo das antigas cantoras negras. Só que eu acredito que ela seja realmente um pouco daquilo que apresenta (tirando os excessos do "marketing de junkie"). Já é um avanço. Aqui temos que aturar crítico dizendo que Mallu Magalhães é sensível e profunda.
Quando Mallu aparecer com um olho roxo talvez eu passe a acreditar nela.

Marcadores:

20 Comments:

Anonymous Claudio Tavares said...

No Brasil, cantar MPB é sinônimo de usar sapato 44.
"Uma música BOA" da Preta Gil?! Tá de gozação, né? Eu sequer lembro uma música qualquer dela. Sério.

sexta-feira, janeiro 21, 2011  
Blogger Unknown said...

Gente é uma pensa q a Amy tenha ficado nesse estado. No começo da carreira ela era linda e agora virou um bagaço. Espero q um dia ela possa se recuperar e alguns artistas brasileiros tenham mais originalidade ¬¬'

sexta-feira, janeiro 21, 2011  
Blogger Rodrigo said...

Walter assino embaixo do que você disse! Se a pessoa em um palco não consegue mostrar nem quem realmente é, quanto mais irá mostrar algum talento. Um caso de cantora talentosa e recente é o da Cássia Eller que não fazia nenhum joguinho de aparência e tinha personalidade.

sexta-feira, janeiro 21, 2011  
Blogger Andlusferr said...

Acredito que a Arte, seja qual for a sua manifestação,é alimento pra cuca. O problema do brasileiro é sua voracidade pelo "novo",resultando nessa frenética adesão a esses "maneirismos", como por exemplo o "Sertanojo Universotário... O povão engole tudo, sem ao menos saborear. Haja Alka-Seltzer pra tanto "Resterco", "Mallu Merdalães" e genéricos...

sexta-feira, janeiro 21, 2011  
Anonymous Giovani Mrozkowski said...

E a praga continua se espalhando. Agora também tem isso aqui: http://www.mariagadu.com.br/

sexta-feira, janeiro 21, 2011  
Blogger reinaldo said...

Msllu magalhaes é café com leite.. o pessoal só fala dela pq nao tem alguma garota na mídia que realmente tenha talento, ou vao querer citar a Perlla?. Cantar afinadinho é bonitinho mas qualquer pessoa o faz ( ou quase toda.
detalhe que o cara que "namora" ela tem idade para ser o pai dela.

Vamo lá todos contra a Pedofilia!

domingo, janeiro 23, 2011  
Blogger Walter Filho said...

Passando só pra dizer que te indiquei como um dos meus blogs favoritos lá nos comentários do Divulgação Dos Blogs (http://revistadosblogs.blogspot.com/). Abraço ;)

terça-feira, janeiro 25, 2011  
Blogger Pinecone Stew said...

Great article!!!

quarta-feira, janeiro 26, 2011  
Blogger M. [doc] B. said...

Mallu? hahahahahaha

Otimo!

quinta-feira, janeiro 27, 2011  
Blogger Fábio Mayer said...

"Falando" sério (ou pelo menos tentando):

No Brasil as pessoas só dão valor a um artista se ele aparecer na TV. Se a TV não mostrar, o cara não faz sucesso. E a TV brasileira tem obsessão por sensualidade, de tal modo que a cantora tem que ser bonita e aparentar ser casta, porque o povão vai fazer dela fetiche e bombar as audiências imaginando que um dia ela vá fazer uma declaração pérfido-sexual bombástica em algum programa de auditório e, claro, reforçar a audiência potencial. É um círculo vicioso que não afeta apenas às cantoras, o Luan Santana, que não sabe cantar, está aí para provar isso.

quinta-feira, janeiro 27, 2011  
Blogger Fábio Mayer said...

Quem é Mallu Magalhães???

quinta-feira, janeiro 27, 2011  
Blogger Walter Carrilho said...

Fábio: vc matou a charada. É isso. Phoda, não? abs.

quinta-feira, janeiro 27, 2011  
Blogger a véia de baixo da cama said...

deixa eu, deixa eu arroxear o olho da pirralha!

sexta-feira, janeiro 28, 2011  
Anonymous Assistir TV said...

Ixe, será que é o futuro dela?

sábado, janeiro 29, 2011  
Anonymous Anônimo said...

Post exurbitante nesta página, textos assim dignificam a quem ler neste espaço :/
Realiza mais do teu web site, aos teus leitores.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011  
Blogger Walter Carrilho said...

Anônimo: obrigado! Espero ter tempo para escrever mais. Assunto não falta (infelizmente)! abs.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011  
Anonymous Daniel Brazil said...

Amy Whiskyhouse? Boazinha...
O resto dos comentários é genérico demais, parece que o pessoal tem preguiça de pesquisar e repete o chavão.
É provável que, em 100% dos países, 90% das cantoras não tenham "alma". Isso não é um fenômeno brasileiro, mas da espécie humana!

quinta-feira, março 03, 2011  
Blogger Walter Carrilho said...

Daniel: Pois é, meu caro, mas como eu moro no Brasil, falo o que rola por aqui. Se morasse nos EUA falaria da Celine Dion. Não sei o que é pior.

quinta-feira, março 03, 2011  
Anonymous Anônimo said...

até a musica pop ''boa'' do brasil é copia (me desculpem os fãs do Ganindo error Latindo doubleerror Latino) http://www.youtube.com/watch?v=l4e0hJGOIY8&feature=fvst não teve vergonha na cara e fez aquela merda na musica.E o que dizer do sertanojo universitario (por isso que analfabeto passa em vestibular no por essas paragens)
E o forró que merda virou. Nos EUA JAMES BROWN é um icone em musica o cara criou o soul, na Inglaterra BEATLES E ROLLING STONES são os caras levaram o rock pra lá e criaram o estilo ingles de rock.
Quem sabe algum dia reconheceremos Luis Caldas, e dar a ele as glorias merecidas por ter criado o axé, valorizar os Racionais e muita gente boa que anda por ae.
Fazendo as palavras de Teddy (Nenhum de Nós) __A culpa não é das bandas se elas são ruins e sim da midia que abre espaço pra que elas apareçam__

segunda-feira, agosto 01, 2011  
Anonymous Anônimo said...

Fala Walter, não seis e vc vai ver esse comentario,vi q vc falou
de letras q realmente fazem sentido e de artistas q fazem algo
realmente real, provavelmente vc nunca deve ter ouvido falar
(ou talvez sim) mais de uma olhada no trabalho dessa banda,
se vc realmente sabe quando uma letra é boa e real vc saberá
sair bem dessa.

Saca o som dessa banda :

www.myspace.com/madsneaks

www.melodybox.com.br/madsneaks

Qualquer retorne no meu email: davechris08@hotmail.com

segunda-feira, agosto 01, 2011  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home