sexta-feira, março 18, 2011

UMA ESMOLA PARA BETHÂNIA

Para você que é desligado: Maria Bethânia quer descolar R$ 1,3 milhão em incentivos públicos (R$ 600 mil só de "cachê" para ela) e montar um blog. O site lançará um vídeo por dia, todos dirigidos pelo cineasta Andrucha Waddington. Nos vídeos, Bethânia interpretará poemas. Pronto. Posto isto, vamos ao serviço de utilidade pública:

PERGUNTAS SOBRE O CASO BETHÂNIA QUE NINGUÉM QUIS RESPONDER (MAS EU RESPONDO DE BOM GRADO):

-Quem teve essa idéia de jerico?
Não sei. Talvez a mesma besta que sugeriu que Caetano cantasse em espanhol.

-Não tinha uma pessoa menos chata e horrorosa para estrelar os vídeos? A outra opção deve ter sido a Regina Casé, na certa.

-Quais poemas serão interpretados? Vai ter de tudo: Fernando Pessoa (bidu!), Guimarães Rosa (bidu 2!) e até Caetano Veloso. Sim, a maninha elegeu Caetano como poeta (para mim ele continua só um cantor. E dos chatos).

-Que graça tem ver Bethânia interpretando poesia? Nenhuma, claro. A não ser que ela interprete poesia concreta. Ver Bethânia falando “celecantropopulisnismovultrocanismasporerulvula...Amor” talvez seja engraçado.

-Quem vai topar patrocinar isso? O próprio Andrucha levantou a questão. Disse ele: “Quem colocaria dinheiro para fazer um produto comercial com 365 vídeos de poesias?” Pois é, Andrucha, ninguém. E por uma razão lógica: porque é chato. Ponto. Mas com um empurrãozinho estatal tem sempre uma operadora de celular que se oferece para bancar de “patrona das artes”, né? Se a minha operadora patrocinar isso eu quebro o meu celular no ato.

-Quem vai ter coragem de ver esse blog? Manja aquele povo que acha Carlinhos Brown um gênio e levanta o dedinho para tomar cerveja com canudinho em feirinha de antiguidades? Então...

-A produtora responsável disse que o blog vai "revolucionar a vida cotidiana de cada um." É verdade? Revolução seria transformar cocô em ouro. Mas eles estão perto disso.

-Ser amiga da patota da Ministra da Cultura ajuda? Opa, claro! O sobrinho da ministra também esta cotado para trabalhar no blog. Aposta quanto que o projeto ainda vai render documentário, DVD e faturar prêmio?

-“O mundo precisa de poesia” como disse o Andrucha em entrevista? Não tanto quanto de comida e roupa, mas precisa, sim. Só não precisa ver dinheiro de incentivo fiscal rolando a rodo em projeto megalomaníaco de uma cantora que integra uma elite cultural mofada que há décadas se julga mais importante e relevante do que é.

Por último: ouvi falar que Bethânia visita escolas públicas para recitar seus poemas e textos favoritos. Não é a toa que a cada dia tem menos crianças lendo.
Atualização: Jorge Furtado, que faz ótimos filmes, decidiu entrar na discussão. E falou besteira. Para ele, temos que dar a grana para Bethânia, rosas e um cartão de desculpas (pasmem). Leia e tente não passar mal.

Marcadores:

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Maria Bethãnia, ou vulgo "Monstro da lagoa negra". Didi de traveco é mais bonito!

sexta-feira, março 18, 2011  
Anonymous eu said...

esse didi ta parecendo uma mstura de betania com michal jackson

sábado, março 19, 2011  
Blogger Tuna Fusion said...

E pensar que ainda faltam mais de 3 anos com esse novo "time" do MinC... Daqui a pouco as emissoras começarão a declarar parte de sua grade como programação independente e vão correr atrás dos incentivos também. E olha que isso não seria difícil! Já pensou, o tal domingão do (ex)gordão ter incentivo fiscal pra entrar no ar?

domingo, março 20, 2011  
Anonymous Clovis said...

O Jorge Furtado faz bons filmes, mas meteu os pés pelas mãos ao misturar política, cinema e preconceito. O texto dele é de dar vergonha de tão obtuso.

domingo, março 20, 2011  
Anonymous O anônimo de sempre... said...

E que venham as pedras...

Amo Bethânia, tanto como cantora como interprete de poesias!
A interpretação dela me deixa sem fôlego.

Não estava sabendo desse investimento na cultura.
Acho uma boa, levando em consideração os argumentos que o Andrucha usou e o exemplo da minha cidade que gastou quase 2 milhões de reais pra contruir um pórtico na entrada da cidade(para mijar e pichar), dinheiro esse vindo da LIC.
E vamos ver o lado positivo, se esse dinheiro não tivesse sendo investido nesse projeto, talvez estaria na cueca de alguns dos nossos políticos, porque em escolas e na saúde, JAMAIS.

Para os amantes dessa excelente cantora...

http://www.youtube.com/watch?v=gWI1gs0dJYk

Abraços

domingo, março 20, 2011  
Anonymous eu said...

pra mim a unica coisa em que ela é boa é em ser tão feia quanto o demonio pq uma mulher(mulher?) que não sabe nem falar pois manda uma frase como "não me encoste em mim" quer recitar poemas? parece palhaçada.

domingo, março 20, 2011  
Blogger Tuna Fusion said...

O Furtado escreveu um texto grande e besta e um maior ainda tentando se retratar. Patetico. Enquanto isso o Waddington disse: "Preciso trabalhar com uma equipe, com o mesmo padrão de qualidade dos meus filmes." Sinceramente, nao vejo necessidade de ir na feira de rolls-royce. Acredito que as coisas tem que ser dimensionadas com bom senso. Isso inclusive demonstraria sua capacidade tecnica e criativa em vez desse discurso infantil de profissional mimado.

domingo, março 20, 2011  
Blogger Rodrigo said...

O pior de tudo é que o Jorge Furtado realmente é um dos poucos diretores brasileiros bons. Afinal de contas Betânia canta bem, mas recitar poema qualquer imbecil faz... Além de que poema é bem démodé...

segunda-feira, março 21, 2011  
Anonymous Patrícia said...

Cara... Tive até uma idéia, mas não estou suficientemente pilhada pra fazer ainda, não sei se daria certo... Mas pensei em abrir um blog, se chamaria "Projeto PPB - Poesia Popular Brasileira", e teria como objetivo mostrar à gangue da Bethânia que não precisa de 5 mil reais por dia pra fazer um bem legítimo à cultura brasileira. Basicamente, pensei em escrever um texto-manifesto falando sobre o quanto é revoltante tudo isso, e abrir o espaço aos jovens poetas, pedindo que gravassem vídeo-interpretações de suas próprias poesias e as postassem no youtube, e submetessem ao blog. Se tivesse adesão, teria pelomenos 1 vídeo por dia, igual ao dela. Só que seria de graça. A idéia aqui não seria criticar a produção de quem postasse, e sim mostrar que arte e poesia não devem depender só de autores, atores, diretores e "et ceteras" consagrados, mas que na verdade arte nasce com o povo. Acho que seria uma PUTA forma de protestar contra tudo isso. Vamos ver se levo adiante ou não... Opiniões?

terça-feira, março 22, 2011  
Blogger Blogando Francês said...

Postei uma charge sobre o tema.
Caras de pau. Simplesmente absurdo.
Gostei da ideia da Patricia.
Ninguem apresentou as ferramentas disponiveis na net, para que essa senhora faça seu blog???
Abraços

terça-feira, março 22, 2011  
Anonymous Anônimo said...

Qualquer retardado faz um blog em menos de meia hora com as próprias ferramentas e orientações fornecidas pelo site de hopedagem.
Então por que esse estrupício precisa de dinhero para pagar alguem para "construir" um blog que ninguém vai acessar?
Seria apenas aquela preguicinha característica de seu povo, ou será burrice e imbecilidade tecnológica mesmo?

quarta-feira, março 23, 2011  
Blogger Unknown said...

Pra que esse incentivos se tem o blogspot gratuito, a Betânia tá se achando demais, e dizer que vai "revolucionar a vida cotidiana de cada um." Caramba, nem livro de auto-ajuda na maioria das vezes ou nenhuma vez funciona,o que esses poemas vão ter de tão sobrenaturais???
No final vc disse p/ não passarmos mal, mas eu tive que tomar uma aguinha com açucar...se esse blog for ao ar vai causar úlcera em muita gente!!!
Abraço, Karol ^^'

quarta-feira, março 23, 2011  
Blogger Tuna Fusion said...

Patrícia, não sou poeta mas apóio sua idéia do blog de poesias junto a um canal do youtube. Acho que vc está certíssima!! Vá adiante! Bete, a charge é muito gozada mesmo!

quinta-feira, março 24, 2011  
Blogger Dayse Sene said...

Vergonhoso isso...e ninguém faz nada?
Verdade isso? Espantada!!!
Socorro Deus! Acode esse mundo...aqui está tudo de ponta-cabeça.
Não dá para acreditar.

sábado, abril 16, 2011  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home