sexta-feira, dezembro 02, 2011

FUJAM! AÍ VEM A GAL COSTA ELETRÔNICA

Corram para as montanhas! Escondam seus filhos! Furem seus ouvidos. Vem aí o lançamento mais bizarro dos últimos tempos: um disco de música eletrônica de Gal Costa! E quer mais? O disco foi INTEIRAMENTE escrito e produzido por Caetano Veloso! Ok, ok, pausa para você respirar.

Sim, sobrinhos, é isso que acontece quando medalhões não dão mais no couro: eles se metem a fazer “reinvenções”. Bancam o camaleão para mostrar que estão “antenados” com as novas tendências. Os “deuses” da MPB são craques nesses micos. Gilberto Gil descobriu o punk quase uma década DEPOIS que o movimento foi lançado - lembram de “Punk da periferia”? Pois é.

O disco promete. Um álbum que vai ter faixas com nomes como “Autotune autoerótico” e “Miami maculelê”, uma homenagem ao funk carioca (sério), não pode ser comum (não estou inventando os nomes, pode acessar o link ali em cima se você não acredita!). E lendo a matéria, a coisa vai ficando pior: “O disco é uma extensão do Tropicalismo”, diz Gal. Deus tenha piedade.

Apelar para o tropicalismo, esse cadáver insepulto da cultura nacional, é um truque barato para conquistar turistas e ouvintes deslumbrados. Lógico, essa mistura indigesta vai ser vendida como um produto “ousado”: “O trabalho tem uma carga de agressividade estética e temática que é de ponta”, diz Caetano. Regurgitar tropicalismo é mesmo revolucionário, não é, sobrinhos?

Caetano entende tanto de música eletrônica quanto eu de neurologia. E Gal Costa, que adora fazer regravações para remoer o exaurido repertório da MPB, é tão ousada quanto uma freira no carnaval. Quem vai ser o próximo a se reinventar? Deixa eu adivinhar: Maria Bethânia vai lançar um disco de axé, certo?

Como vingança, podíamos convocar Fatboy Slim e Chemichal Brothers para lançar discos inspirados na MPB. Quem sabe assim esses coroas param com essa mania besta?

Céus, cadê esse fim do mundo que não chega??? 

PS: os links em Fatboy Slim e Chemical Brothers foram colocados para mostrar aos desavisados como se faz música eletrônica  DE VERDADE.

Marcadores:

17 Comments:

Anonymous Nilton said...

Porra, é sério isso? Quem teve essa ideia de merda? vai ser o pior disco da historia!

sexta-feira, dezembro 02, 2011  
Blogger Carlos Andino said...

Se queria falar de música eletrônica de verdade poderia ter colocado Daft Punk ou Kraftweark pra ver se os "deuses" iriam gostar dos remixes de suas músicas, da mesma forma que as leseiras do norte e seu tecnobrega regravando músicas de outros compositores de forma tosca detonando algumas coisas que já eram ruins, por exemplo um grupo desses que regravou Umbrella da Rihana na versão "tropical" paraense, é o armagedom!
Mas mudando de assunto ontem (1/12/2011) houve um incêndio em uma loja de calçados em um shopping daqui do DF, e por um acaso a loja era mais uma filial da Croc's e seus sapatos bizarros. Não sei pq Walter mas senti um forte cheiro de arruda e uns sons de atabaque vindos do seu lado, será que vc nem esperou a noite de sexta pra fazer o despacho na encruzilhada Walter? Haja pressa!

sexta-feira, dezembro 02, 2011  
Blogger André Luiz said...

Campeão, acho que encontrei a resposta sobre esse pessoal: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,792,3581681,Caetano-Veloso-revela-em-entrevista-ao-Jo-Soares-que-cha-alucinogeno-pode-ter-comprometido-seu-intelecto.html Meu camarada, citando o Ricardo Boechat: o Brasil é o país da piada pronta!!!

sábado, dezembro 03, 2011  
Blogger Walter Carrilho said...

Carlos:Incêndio de crocs? Minhas preces foram atendidas! Brasília esta salva!
André: Rapaz, mataram a charada! É por isso que ele é tão lesado!

sábado, dezembro 03, 2011  
Anonymous Ana Karoline said...

kkkkk, não acredito!
Mas esse povo faz mesmo qualquer coisa para aparecer.
Não consigo imaginar a galera da geração da Gal Costa ouvindo eletro ¬¬'

sábado, dezembro 03, 2011  
Anonymous almanaque capivarol said...

Se entregou, né belezão. Sabe tudo de neurologia, assim como Caê é PHD em música eletrônica, análise comportamental, economia, física quântica, mecânica espacial, nanotecnologia, astronomia, cinema, geo-política, alquimia e sabe, garanto, mais que você de neurologia. Como eu sei? Fácil dedução: a turma vive perguntando a ele todo tipo de coisas e ele, batata, responde como se estivesse montando o trono mais alto do conhecimento humano.
E a gente, ignorante que somos, não entende uma palavra do que ele disse.

sábado, dezembro 03, 2011  
Blogger Walmoroso said...

Rezem para que esse povo não descubra o Dubstep! Santo Deus, quando esse pessoal inútil vai descobrir que a tropicália já está morta e enterrada? Até quando Caê, Gil e seus séquitos de cabides de verbas do MinC vão roer os ossos desse movimento que já era defenestrado na época em que saiu?

domingo, dezembro 04, 2011  
Blogger Carlos Saraiva said...

Já dizia o Paulo Francis, na década de 70, sobre os baianos que vieram para o Rio; "Um monte de baianos escrevendo musicas dizendo que tem saudades da Bahia. Se é por falta de adeus..."Mas eles ficaram,e deu no que deu.

domingo, dezembro 04, 2011  
Anonymous João Matheus said...

Podiam fazer um com o Reginaldo Rossi cantando jazz...


De qualquer jeito, nunca gostei de musica eletrônica mesmo... Pode assassinar a vontade, vai ser no mínimo engraçado...

segunda-feira, dezembro 05, 2011  
Blogger Walmoroso said...

E ainda acabei de ouvir o tal "Punk da periferia" do Gil--e o troço é mais samba-rock e axé do que punk.


Bando de maldito

quinta-feira, dezembro 29, 2011  
Blogger paulo said...

Caramba,hoje em dia só tem gente para criticar tudo e todos, porra deixa a mulher cantar o que ela achar melhor, afinal ela tem milhares de fans e admiradores. E só pelo sucesso que Gal Costa fez nas últimas tres decadas,ela já pertence ao olimpo da MPB. Tem o respeito de crítica e público.

quarta-feira, janeiro 04, 2012  
Blogger Walter Carrilho said...

paulo: se os deuses do Olimpo (o grego) também fazem cagadas, imaginem cantoras de MPB...

quarta-feira, janeiro 04, 2012  
Anonymous Anônimo said...

Você poderia ter esperado ao menos o lançamento do disco para fazer essas críticas tão árduas. Não considerei-o um grande disco, embora "Recanto Escuro" e "Neguinho" sejam músicas absolutamente incríveis. "Sexo e Dinheiro", "Segunda" e "Autotune Auterótico" são, musicalmente, ótimas.
De bons artistas o Brasil está cheio, só falta chegarem ao conhecimento do povo. Caetano é um dos homens mais sábios dessa curta gama de artistas brasileiros que chegaram ao topo. Como bom músico que é, as outras questões do mundo jamais passariam despercebidas por ele, inclusive a música eletrônica.
Existe uma cobrança em cima dos artistas que "reinaram" na década de 70 para que componham da mesma forma que antes. Eles mudaram, como os jovens de hoje mudarão um dia. O furor da juventude passou, porém sua obra está mais madura e mais complexa. Para comprovar, vide "Não me Arrependo", "Odeio", "Recanto Escuro" e "Neguinho".
O mercado fonográfico já não é o mesmo. Eles ñ podem se manter da mesma forma que antes, por isso e por outros, eles se reinventam sim. As circunstâncias são as maiores aliadas da criatividade. Bethânias da vida, que conseguem aprovar seus projetos pelas leis de incentivo, conquistaram esse direito. O tropicalismo jamais será esquecido, pela importância que teve e pela influência que exerce sobre a música brasileira até hoje. Por isso, Caetanos, Gils, Gals, Chicos, Ritas, Miltons, Neys, Naras, Bethânias (...) precisam ser lembrados.
A título de curiosidade: Bethânia já cantou muito axé na vida. O verdadeiro axé, não o que Ivete Sangalo canta.

quinta-feira, março 15, 2012  
Anonymous Anônimo said...

Encontrei essa merda zapeando pela net...que pôha de blog é esse? kkkk...e a bicha velha ainda fica chamando as pessoas de sobrinhos. Vái dar o cú, véio!!!

sexta-feira, outubro 05, 2012  
Blogger Walter Carrilho said...

Anônimo 2: uia, ficou putinha, boneca? Quer que o titio te chame como? Princesa? Que "pôha"(??) de copmentário é esse?

sábado, outubro 06, 2012  
Anonymous Anônimo said...

O "douto" autor do post já se dignou a ouvir o disco da Gal? Sabe que o mesmo é uma produção do Caetano Veloso, tbm conhecido como um dos maiores e melhores entendedores de musicologia do país?!
Ao menos, compreende o conceito de música eletrônica, distante daquele tão mal representado pela grande mídia?! Caso sim, reveja esta heresia em forma de post.

domingo, agosto 11, 2013  
Blogger joao said...

E aí pagou a língua ?

domingo, setembro 10, 2017  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home