sexta-feira, janeiro 27, 2012

VOCÊ NÃO VAI SALVAR O PLANETA, PANACA.

Desde o dia 25 de janeiro os supermercados não dão mais sacolinhas plásticas para os clientes. É para salvar o planeta, dizem. Vejam só vocês que coisa: a humanidade, essa racinha incompetente composta por aglomerados de carbono, se julga capaz de salvar o mundo. Aposto que vai dar merda.  

O planeta vai bem, obrigado. Nós é que estamos em perigo. Se você é meio pancada e não consegue entender esse simples conceito, veja esse vídeo do George Carlin, que explica com mais detalhes. Aliás, assista de qualquer modo, porque Carlin é o cara.  


Pois é, ontem eu fui ao supermercado após o trabalho. Não estava com a minha super-ecológica-sacolinha-retornável (juro, eu tenho uma). Pedi uma sacolinha plástica no caixa. A operadora me olhou como se eu fosse um criminoso ambiental, uma espécie de Exxon Valdez ambulante. Ela me deu uma sacolinha, não sem antes me olhar torto (paguei pela sacolinha, ok, filisteus?).

O sujeito atrás de mim estava orgulhoso com a sua sacolinha de pano fashion. Um verdadeiro herói. Mas aposto como ele foi ao supermercado pilotando um SUV que bebe 10 litros de gasolina por km. E jogou uma latinha de cerveja pela janela. Estamos ambientalmente mais conscientes? O caralho.

O planeta vai continuar um esgoto ao céu aberto. Deixar de usar sacolinhas plásticas não vai mudar muita coisa. Enquanto você evita usar sacolinhas, governos e empresas vão continuar esmerdeando a valer por aí. É a tática tradicional de transferir para o indivíduo a responsabilidade de solucionar um problema que é coletivo.

Quer um exemplo? Governos são incompetentes e não conseguem diminuir os acidentes de trânsito. E por isso criam leis mais rígidas para pressionar você a limpar parte da sujeira. É o caso da nova lei seca, que não permite nem um golinho. É bacana. Chega de bêbado no trânsito. Mas tudo funcionaria melhor se governos cumprissem a tarefa de fiscalizar e punir quem já desrespeitava as leis anteriores. Simples, não é?

O planeta não vai “ser salvo” porque proibiram as sacolinhas plásticas. Mesmo porque você pode ir ao supermercado e comprar um rolo de saco de lixo.  Que polui tanto quanto a sacolinha. É só uma lei “peneira” para tampar o que é evidente: a raça humana é porca mesmo. E os governos e empresas falharam em educá-la.

Nossa existência é nociva ao planeta. Um colapso ambiental pode nos fazer desaparecer. E quer saber? Aposto que o planeta não vai reclamar.

Marcadores:

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Walter, pior que essa das sacolas é só isso: ''economize água, as futuras gerações teram sede!''
Sabe, quando você toma banho a água que sai do seu ralo se perde no espaço e nunca mais pode ser tratada!
A verdade é que investir em tratamento de resíduos não aparece, não da voto e por isso não é interessante...

sexta-feira, janeiro 27, 2012  
Anonymous Cético said...

DE que adianta eu economizar sacola plástica se o próprio supermercado gasta energia de forma perdulária, joga comida fora e polui aterros sanitários? É muita hipocrisia!!!

sexta-feira, janeiro 27, 2012  
Blogger MariEdy said...

Tá, eu uso sacola retornável - tenho uma cesta de feira de lona muito legal.Quando carrego pouca coisa, tudo bem. O pepino é o dia das compras do mês.
Esse vídeo do Carlin é genial! Diz exatamente o que eu penso: nós não somos culpados da maior parte das coisas que nos acusam. Quase entrei em choque quando disseram que o terremoto do Japão foi causado pelo aquecimento global. Vão ser burros assim lá na casa do ... Deixa prá lá.

domingo, janeiro 29, 2012  
Blogger Unknown said...

Eu até tenho uma sacola - que não é biodegradavelmente correta, é de plástico grosso, mas resolveria se eu me lembrasse de usá-la.

Sempre que posso, uso caixas dos produtos do próprio mercado, não por uma questão de querer salvar o planeta, mas porque é mais prático de arrumar as compras. Mas não deixo de levar as sacolinhas plásticas, mesmo usando saco plástico nos lixos da casa.

Portanto, Tio, da próxima vez, peça uma caixa, não por ser ecologicamente correto, mas porque vc vai ver como é melhor do que carregar as sacolinhas.


Outra coisa: "antigamente" as embalagens eram bolsas de papel craft, não havia sacolinhas. Eram bolsas bem resistentes e duráveis, que eram DADAS pelos mercados. Hoje não podemos usar as sacolinhas e temos que COMPRAR uma sacola fashion para não poluir o planeta.

Como vc falou, a culpa é sempre do contribuinte!

terça-feira, janeiro 31, 2012  
Anonymous Hugo Serelo said...

Stand Up Comedy era um bom estilo de comédia que atores brasileiros conseguiram destruir.

quarta-feira, fevereiro 01, 2012  
Blogger Walmoroso said...

Falando em Lei Seca, já tão estudando como dar uma abrandada nela. Sabia. Tava demorando pra isso acontecer.

terça-feira, março 06, 2012  
Blogger Douglas said...

é meu amigo, eu fico pensando, se a sacolinha polui, o que nós temos a ver com isso? Os supermercados sempre compraram sacolinhas, então por que não continuam comprando, compre a que dizem que dissolve na terra, por que eu tenho que pagar? O que me deixa fudido é que a grande parte do povo brasileiro é alienado a novela, se a novela ou um noticiario passar que temos que tomar bosta para viver mais, muitos tomarão, outros pensam assim, hoje tem jogo do meu time, depois a gente fala sobre isso, mas eu não posso perder o jogo, pare de falar, é isso que a gente ouve.

quarta-feira, junho 13, 2012  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home