terça-feira, julho 24, 2012

A CULPA É DA BOSSA NOVA

Sério, eu sempre gostei de bossa nova. Acho uma das nossas melhores contribuições à civilização moderna, junto com o purê de mandioquinha e  o biquini cavado. Mas, infelizmente, a bossa nova deixou uma lição que está sendo constantemente mal interpretada.

Não é porque João Gilberto e Nara Leão cantam com aquela voz pequenininha que TODA infeliz agora pode se meter a besta e fazer o mesmo. Há uma profusão de gente cantando baixinho, com letras em diminutivo (amorzinho, joelhinho). Virou uma praga nauseante.

Aprendam: voz pequena, sussurrada e letras fofinhas NÃO são sinônimos de elegância, intimismo e muito menos de sensibilidade. Primeiro, meus queridos, é preciso ter talento e saber cantar um pouco. São condições básicas. Sem isso, o resultado é apenas música pretensiosa e ruim.

O exemplo mais gritante é (adivinhem) Mallu Magalhães. Ela tascou no Youtube o seu novo clipe: “Sambinha bom”. É isso mesmo: “sambinha”. Sim, é uma musiquinha com titulozinho em diminutivozinho.

Eu sei que muita gente acha que eu simplesmente tenho uma birra com a guria. Mas aí eu digo o seguinte: assistam ao vídeo. E me digam: ela canta mal mesmo ou é apenas retardamento? É ou não é a coisa mais  sem sal, nauseabunda, metida a besta e frouxa que já ousaram registrar em vídeo?

Só mesmo fanzocas de cérebro subdesenvolvido conseguem ver algo de interessante nessa voz molenga, nesse jeito sem graça de piveta que abaixou a calçolinha para ver se tem piupiu, nesse olhar sonso de quem quer sensual e não sabe como.

Sim, é isso mesmo: estão dizendo que o clipe traz a guria com um ar mais “sensual”. Meu amigo, se você acha isso aí sensual é porque não pode ver uma escada de perna aberta sem ficar de espinha na testa.

Nem se Marcelo D2 e Cypress Hill queimassem meia Jamaica haveriam de  fazer algo tão lesado. Eu tive vontade de gritar por uma hora depois de ver o vídeo. E as roupas? E a maquiagem? E o cabelinho molhado? E os "flocos de neve"?  E a viradinha de olho? Meu Deus, meu Deus, meu Deus...

João Gilberto está vivo (não sei, é o que diz a lenda). Eu espero que o fantasma do sujeito assombre essa turma pelo resto da vida. E Mallu, na boa: até a Luluzinha tem mais sex appeal do que você.

Marcadores:

30 Comments:

Blogger Carlos Andino said...

Walter, tratando de hipsters metidos a modernosos e alternativóides não é de se esperar muita coisa.

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous Elaine said...

cara, nem gostosa ela é, fica fazendo pose de musa! Ridícula!

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous Vitulli said...

Walter Carrilho, bom texto, mas eu discordo um cadinho. Não pq eu acho Mallu Magalhães sensacional, mas pq ela é uma artista e tem tentado inovar com composições próprias e (vá lá) certo talento. Se a Mallu fosse o pior de nossa cultura, estaríamos em um lucro exorbitante, mas o PIB do Brasil tá ainda mais em queda por tantos tchus e tchas... Ela tá longe do talento de Nara Leão, mas tem ganhado espaço com uma música independente, que bombou principalmente no Youtube. Ela é um dos grandes exemplos de relativo sucesso que percorreram o caminho inverso, daqueles que mandam a gravadora pro beleléu. E tem todo o mérito por isso.

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous João Matheus said...

HUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

As caras de sensual ficaram impagáveis!!!!!
Surreal...
Alguem sabe onde ela e o Camelo moram??
Tava pensando em passar lá, pregar as portas do apartamento e cortar a internet deles.
Pouparia a gente de um bocado de baboseira hipster...

quarta-feira, julho 25, 2012  
Blogger Tuna Fusion said...

li o post e ri muito mesmo. vi o vídeo (até a metade, pq ninguém é de ferro) e ri mais ainda. VALEU!!

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous Silvia said...

Tio,

respondendo suas questoes:

- E me digam: ela canta mal mesmo ou é apenas retardamento?
Cara, canta mal MESMO. Nunca tinha ouvido essa moca, mas me arrepiei agora. De medo. Serio que ela esta fazendo sucesso? COMO???

- É ou não é a coisa mais sem sal, nauseabunda, metida a besta e frouxa que já ousaram registrar em vídeo?
É , É SIM!!!

Especialmente depois de eu ter visto a "nova paixao" do meu marido (!!!) sim, e isso mesmo. Ele e musico, e veio direto da Grande Era dos Beatles, tocou profissionalmente e chegou a fazer estudio com Van Morrison.
Cheguei em casa ontem e ele estava comovidissimo com a Tal Wilkenfeld - veja aqui -http://www.talwilkenfeld.com/.

essa moca tem 24 anos e fez Jeff Beck parar de tocar para aplaudir. Meu marido estava quase em lagrimas, desejando que ele tivesse tido uma filha assim.

Veja o solo aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=wf-J_sJB29Q
E repare no Jeff Beck parando para aplaudir.
Eu disse: JEFF BECK APLAUDINDO. Isso vale muito, nao?


Tio, divulga essa moca, e melhor divulgar os (raros) talentos de verdade do que dar publicidade gratuita pra mocinhazinha-bonitinha-que-canta-baixinho-e-e-muito-ruinzinha....

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous Sila said...

Um sério caso de 'estou tentando ser sexy... mas não estou conseguindo'. A coisa toda é incrivelmente forçada, e a música não ajuda em nada.

quarta-feira, julho 25, 2012  
Blogger Walter Carrilho said...

Vituli: meu caro, sim, há coisas piores que Mallu. Mas o sucesso dela não é só esforço. Tem muito marketing. E o fatyo d edar pro camelo ajuda. Se não fosse isso aposto como não haveria tanto barulho.

Silvia: caramba, a tal da "tall" é mesmo fera. Fiquei impressionado. Isos é talento, o resto é papo.

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous Silvia said...

Tio,
Tem mais mocinhas com MUUITO talento...veja


http://www.youtube.com/watch?v=H1WMUNYwUYo&feature=youtube_gdata_player

Te Garanto que essa nao precisa de fake marketing. Alias, no folk escoces eles comecam a cantar desde pequenininhos, porque e tradicao. E TODOS sao MUITO bons e MUITO jovens, cerca de 12 a 18 anos ate ficarem famosos no circuito.

Voce devia comecar a postar coisas desse tipo JUNTO com coisa do tipo Mocinhazinha-de-vozinha-bobinha, so a titulo de comparacao. Deve ter mocas com talento de verdade no Brasil que eventualmente podem se animar a fazer algo que presta em vez de cantar cocozinhos e dormir com o produtor pra subir na vida.
de repente, sei la, se elas virem que e possivel ser famoso so por ter talento, podem se animar....
E pensa no lado bom: voce vai ter menos problemas de figado e menos nauseas e enjoo...

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous Anônimo said...

ADOREI O POST...NÃO SEI SE RÍ DO SEU COMENTARIO OU PRESTANDO ATENÇÃO NAS SUAS OBSERVAÇOES QDO VÍ O CLIPE...ADOREI.
A BASE CORRETIVA EM CIMA DAS ESPINHAS DEVEM SER OS HORMONIOS DO MARCELO FAZENDO EFEITO...MAS A VOZINHA CONTINUA A MESMA...TND

quarta-feira, julho 25, 2012  
Blogger kelli said...

Mallu Magalhães, a Kristen Stewart da música nacional: sem sal, sem açúcar, a mesa cara de songa-monga que, mesmo sem talento, é super hypada.
Tenho saco, não.

(Mas admiro a coragem dela. Pra abrir as pernas pro Camelo, tem que ter sangue frio)

quarta-feira, julho 25, 2012  
Anonymous Anônimo said...

Assistir este video me deu um gosto de fezes na boca....

quinta-feira, julho 26, 2012  
Blogger licantro said...

mais um exemplo clássico de filhinho[a] de papai que a midia empurra guela abaixo até a massa acreditar que é bom...sem graça pacas..

quinta-feira, julho 26, 2012  
Anonymous João Matheus said...

Ela podia também fazer uma dupla de sertanejo universitário com o Felipe Dylon, pensa só que legal que ia ser!

quinta-feira, julho 26, 2012  
Anonymous Anônimo said...

O que sai da relação de uma planária com um camelo maconhado? Temo pela cultura nacional RSRSRSRSRS

quinta-feira, julho 26, 2012  
Blogger Unknown said...

Ih a Mallu Magalhães agora só chama a atenção de hipster que suja a calçada da Augusta no sábado a noite e um ou outro jornalista de cultura sem pauta. Na real, a unica coisa que colocou ela na midia foi o romance semi-pedófilo com o Camelo. Como era novidade e tinha grana rolando por trás, os eufemismos rolaram soltos; voz ruim virou "tom intimista" e composições autistas viraram "influências da tropicália e da folk music americana". Agora os unicos que falam bem dela são um ou outro da Bravo quando tão sem assunto. Ninguém mais cai no papo dela.

Espero

quinta-feira, julho 26, 2012  
Blogger Walter Carrilho said...

Walmor: eu gostaria de ter o seu otimismo, sabe? Porque o que tem de resenha baba ovo sobre ela é assustador.

quinta-feira, julho 26, 2012  
Anonymous cristiano said...

caro walter, se pararmos para pensar um pouco acho que a pobre menina talves tambem seja uma vítima, devem ter repetido varias vezes no ouvido dela que ela tinha talento e ela acabou acreditando, então no final ela não tem noção do mal que esta fazendo para gente inocente que não merecia ouvir suas músicas nem por acidente, com o júnior foi parecido lembra?
filho de cantor desde que nasceu, enfiaram na cabeça do moleque que o destino dele era cantar e olha no que deu? mas a culpa mesmo e dessa pequena parcela da sociedade que dita um modisto falço e hipócrita e promove a banalidade gratuitamente, são pessoas que não enendem nada de um determinado assunto mas fingem entender ou até gostar de algo apenas para ficar na panelinha, francamente eu admiro o mau gosto sincero, o que me irrita mesmo é alguem fingir que gosta disso ou daquilo apenas para agradar a sociedade.

sexta-feira, julho 27, 2012  
Blogger Carlos said...

Tio, aqui na terra dos cangurus a meninada tá cantando muito veja as finalistas do The Voice, que virou febre nacional:

http://www.youtube.com/watch?v=gbBopk7s8dg

A ganhadora:

http://www.youtube.com/watch?v=x84vcvtjVcw

A loirinha do primeiro vídeo é praticamente cega.

Abraços e continue descendo a lenha na mediocridade.

sexta-feira, julho 27, 2012  
Blogger Walter Carrilho said...

Cristiano: Concordo em 100% !

Carlos: boa a voz da ganhadora, hein?

sexta-feira, julho 27, 2012  
Blogger Carlos said...

A voz da Karize é muito boa realmente, ela ainda gosta de cantar Janis Joplin.

http://www.youtube.com/watch?v=8wRSTiaDJ-k

Não tem como não gostar.

Abraços.

sábado, julho 28, 2012  
Anonymous Nathalie said...

Caraleo, como tu é azedo.

"Sambinha" não é um diminutivozinho besta ou nauseabundo e pouco tem a ver com bossa nova.
Isso tem a ver com um carinho para com o ritmo.. sambinha, forrozinho.. coisa de malemolência, bossa (não a nova), gaiatice - coisas das quais, vê-se, vc não entende lhufas.

domingo, julho 29, 2012  
Blogger Walter Carrilho said...

Nathalie: É sério isso? Para mim, ela tem tanta malemolência quanto um alemão manco.

domingo, julho 29, 2012  
Anonymous Anônimo said...

Cuidado Walter, esses defensores da nova ordem pop brega global mela cueca aborrescente choramingas podem te xingar muito no twitter e toda essa energia multi colorida o levará a uma interminável espiral de depressão oriunda de remorso, o qual fará com que retire-se do meio cibernético por tamanha crueldade com a geração xyz que tanto acrescentam a melhoria da cultura e desenvolvimento do mundo.

segunda-feira, julho 30, 2012  
Blogger Unknown said...

Uma outra cantora independente de Youtube que dá de 10 a 0 na Mallu é a Clarisse Falcão. As composições são criativas pra burro, engraçadas, ela é MUITO mais bonita e tem bem mais talento pra arranjos. É tipo o reverso completo da Mallu.

segunda-feira, julho 30, 2012  
Blogger Walter Carrilho said...

Anônimo: tá tranquilo. São 7 anos de blog sendo xingado muito ( porfãs de caetano, mallu, Preta Gil, etc). Ainda não entrei em depressão!

terça-feira, julho 31, 2012  
Blogger Carlos Andino said...

Por tantas Mallu sem sal por aí, prefiro logo a Marli (procure no youtube por Marli - Linha Direta) que ela é muito ruim, mas pelo menos ela sabe que é ruim!

terça-feira, julho 31, 2012  
Anonymous Giovani Mrozkowski said...

Tio Walter, não é só retardamento. Ela canta muito mal mesmo!

quarta-feira, agosto 29, 2012  
Anonymous Anônimo said...

A Mallu é um caso clássico do artista pseudo-cult brasileiro, que copia o estilo de artistas consagrados e se convence de que é bom. Primeiro ela fez um disco onde imita ridiculamente o Bob Dylan. Parece uma criança cantando Bob Dylan em português. Se o Marcelo Camelo já vomita clichês da história do samba, Mallu imita até a voz arrastada dos Hermanos e faz cara de que inventou o estilo.
Léo

domingo, setembro 16, 2012  
Anonymous Anônimo said...

Lembro quando ouvi falar dessa, err... 'criatura' pela 1º vez.
Falaram tanto que achei que ela fosse talentosa e a curiosidade me fez pesquisar sobre ela. PQP, que decepção!

Voz azeda e fraca, atitude de criança autista (nada contra os autistas,me desculpe eu comparar você com ela), pseudo-cult-tropicália-folk-MPB-pedofilia.

E agora ficou parecendo modelo anoréxica e pagando de sexy? Aff, pelo amor de Deus!

Às vezes dá até desgosto ver que não tenho tanta oportunidade como cantora porque figuras com essa, protegida pelos críticos hipsters e namorados famosos aparecem na mídia.

quarta-feira, abril 24, 2013  

Postar um comentário

Os comentários são moderados para o bem dos meus olhos.
Escreva e aguarde a aprovação.

<< Home